Economia

Retomada da atividade industrial sustenta expansão do consumo de energia elétrica

postado em 04/11/2009 20:17
A retomada da atividade industrial no país está sustentando o aumento da demanda por energia elétrica desde julho. A constatação é do Operador Nacional do Sistema (SIN) que diz que a demanda por energia elétrica no mês de outubro cresceu 1% em relação a setembro deste ano, segundo valores preliminares de carga de energia medidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

[SAIBAMAIS]O aumento do consumo em outubro sobre setembro não foi acompanhado na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma vez que houve queda de 0,6% na demanda em relação a outubro de 2008. No resultado acumulado dos últimos 12 meses o SIN apresentou variação negativa de 0,9% em relação ao mesmo período anterior.

Os dados do ONS indicam que as variações positivas em relação ao mês anterior vêm sendo observadas na carga desde o mês de julho de 2009 e são ;impulsionadas pela retomada do crescimento da indústria;.

Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o consumo de energia cresceu 0,4% em outubro sobre setembro. Na comparação com outubro de 2008, porém, caiu 1,6%. No acumulado dos últimos 12 meses a redução foi de 1,8% sobre os 12 meses anteriores.

;Vale destacar que apesar da melhora acentuada do desempenho da atividade econômica da região, onde se concentra a maior parte das indústrias do país, a ocorrência de chuvas e temperaturas amenas provocadas pelas variações das condições de tempo, influenciou o comportamento da carga contribuindo para o seu resultado;, diz o ONS.

No Subsistema Nordeste, no entanto, a carga de energia em outubro aumentou em todas as bases de comparação: 2,8% em relação a setembro, 2,9% contra outubro de 2008 e 0,7% no acumulado dos últimos 12 meses, na comparação com o mesmo período anterior. Além da retomada da produção industrial, contribuiu para o aumento do consumo na região a demanda por energia residencial e comercial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação