Economia

Reva-i tem autonomia de 80km e carrega completamente em oito horas

Além de não poluir, a principal vantagem é o baixo custo por quilômetro rodado

postado em 05/11/2009 08:01
Sob encomenda: a CAM Br, representante no Brasil, estuda a possibilidade de instalar pontos de venda no paísO carro elétrico Reva-i, o primeiro do tipo emplacado no país, esteve em Brasília pela primeira vez desde seu lançamento, em janeiro deste ano. O Brasil é um dos quatro países da América Latina a comercializar o veículo ; apenas sob encomenda ; , junto com o Chile, Peru e Colômbia. O automóvel, que custa R$ 64 mil, já é vendido nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Há, ainda, uma versão deluxe, por R$ 70 mil, que vem com rodas de liga leve, bancos de couro com climatizador, ar-condicionado, tocador de CD e trava elétrica.

O veículo tem como principal bandeira o consumo ecologicamente sustentável. Movido e abastecido por energia elétrica, o Reva-i não polui a atmosfera e pode ser carregado nas tomadas de casa. De acordo com a CAM Br, o consumo é de cinco a seis vezes menor do que o dos carros a gasolina. Segundo o chefe de novos negócios da empresa, William Mário, os gastos podem ser ainda menores em relação aos modelos convencionais. ;Temos que considerar que o carro elétrico não gasta com óleo de motor e filtro.;

Ele tem um conjunto de seis baterias de 6V, responsáveis por alimentar todo o carro, com autonomia de 80km. E leva oito horas para atingir a carga máxima, consumindo 9KW/h de energia elétrica. ;No Rio de Janeiro, por exemplo, a carga completa para andar 80km custa R$ 4,50 (consumo de R$ 0,06 por quilômetro). Num modelo que utiliza gasolina, a mesma quilometragem vai sair por, pelo menos, R$ 20 (R$ 0,21);, compara William. Em 2010, o executivo prevê que o carro deverá andar 120km, pois as baterias atuais de chumbo ácido serão trocadas pelas de íon lítio, as mesmas dos aparelhos celulares.

[SAIBAMAIS]O Reva-i não é um veículo muito potente. Seu motor tem 13 kW, o equivalente a 17 cavalos. Sua velocidade chega a 80km/h, com câmbio automático. Ele também tem um sistema de freios regenerativos que geram energia para as baterias, similar ao Kers dos carros de Fórmula 1.

Sob controle
Outro diferencial é que o Reva-i conta com um sistema que monitora e transmite informações. Uma entrada serial (a mesma encontrada em computadores) pode ser conectada ao PC, e mostra dados como a hora em que o carro foi carregado, quanto tempo a carga durou e quanto de energia armazenada, além de tensão real, temperatura e nível de água do conjunto de baterias. Esse sistema notifica se há erros em sensores, luzes e fusíveis. Toda a manutenção é feita apenas nas revendas especializadas.

;Em alguns países da Europa, ele não paga taxas de estacionamento, rodízio e pedágios;, completa. No Brasil, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe isentam esse tipo de veículo do IPVA. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, as alíquotas são reduzidas para os carros movidos a eletricidade. Outras informações disponíveis no site www.cam-la.com.

; Primeiras impressões
Ao volante, sem pressa

Dirigir o Reva-i é uma experiência pouco convencional. A primeira diferença marcante já aparece na hora de ligar o automóvel. O carro é realmente silencioso, tanto parado quanto em movimento. Em meio ao barulho dos automóveis, fica impossível ouvir o desenvolvimento do motor. A melhor maneira de saber que ele está realmente funcionando é observar as luzes do painel.

O carro é automático e o ;câmbio; está localizado do lado esquerdo do volante, onde normalmente fica o controle dos faróis. Existem quatro opções: F para andar para frente, N para manter o carro neutro, R para a ré e B para o Boost, que adiciona 40% de potência no automóvel e ajuda a encarar congestionamentos em subidas íngremes.

Quando se está ao volante, é bom esquecer a velocidade (a máxima é de 80km/h). Uma luz vermelha no painel indica que o motorista está acelerando mais do que o motor consegue desenvolver. Durante o teste feito pelo Correio, pelas entrequadras da Asa Sul, a velocidade não ultrapassou os 50km/h. E o sinal de desperdício de energia acendeu com frequência.

O Reva-i se mostrou um carro fácil de manobrar. Por ser pequeno, é mais fácil de estacionar também. Em contrapartida, não é muito confortável. O tamanho reduzido em relação a um carro convencional deixa o motorista muito próximo do teto e do vidro da frente. Na parte de trás, só é possível levar duas crianças, por causa do espaço para as pernas.

Reva-i
Comprimento: 2.638mm
Largura: 1.324mm
Altura: 1.510mm
Distância do solo: 150mm
Aceleração: 0 a 40km/h em sete segundos
Velocidade máxima: 80km/h
Tempo de carga: 8h para 100% de carga
Autonomia: 80km/carga
Potência: 13kW (aproximadamente 17cv)
Preços:
R$ 64 mil (versão normal)
R$ 70 mil (versão deluxe)

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