Economia

Ministros dos países do G20 discutem medidas para evitar crises como a de 2008

postado em 07/11/2009 17:40
Ministros de finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, tentam avançar na discussão de reformas do sistema financeiro internacional que permitam evitar a repetição de crises econômicas globais como a de 2008. Eles se reuniram em Saint Andrews, na Escócia.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse neste sábado (7/11), no último dia da reunião, que é inaceitável que os benefícios do sucesso dos bancos sejam aproveitados apenas por alguns, mas que seus prejuízos pesem sobre toda a sociedade. Segundo ele, é preciso que haja uma "distribuição justa de riscos e recompensas".

Brown propôs a criação de um fundo para a ajuda a bancos em dificuldades no futuro, que poderia ser financiado por um imposto global sobre transações financeiras. O primeiro-ministro britânico disse também que é essencial haver progressos sobre o financiamento para combater o aquecimento global.

Esta é a terceira reunião ministerial do ano do G20, que também realizou duas reuniões de cúpula, com a presença de presidentes e primeiros-ministros dos países membros, em abril, em Londres, e em setembro, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação