Agência France-Presse
postado em 09/11/2009 19:56
Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira em Nova York e em Londres, diante da aproximação do furacão Ida na região petroleira do Golfo do México e da queda da moeda americana.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em dezembro fechou a 79,43 dólares, em alta de 2 dólares em relação ao fechamento de sexta-feira.
[SAIBAMAIS]No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento avançou 1,90 dólar, a 77,77.
"O furacão está a meio caminho dos Estados Unidos e é, certamente, um fator importante, como também o é (a queda) o dólar", explicou Bart Melek, da BMO Capital Markets.
Apesar de Ida perder força e se transformar em tormenta tropical hoje, ao se aproximar da costa americana, o fenômeno elevou os preços do petróleo.
Por precaução, "BP, Chevron, ExxonMobil e Marathon Oil, entre outros, reduziram parte de sua produção e retiraram os empregados não essenciais da rota de Ida", disse Amrita Sen, da Barclays Capital.
Um porta-voz da BP admitiu à AFP que o fenômeno terá "algum impacto" sobre a produção. O Golfo do México abriga as instalações que cobrem a quarta parte da produção americana.
Outro fator de apoio dos preços é a debilidade do dólar, que caiu outra vez hoje, principalmente em relação ao euro, que vale agora 1,50 dólar.
O dólar fraco torna as matérias-primas mais atraentes para os investidores munidos de outras moedas.
"Hoje, as Bolsas tiveram uma performance bastante boa no planeta, o que desviou os investidores do dólar e do mercado de obrigações para ativos considerados mais arriscados, principalmente o petróleo", disse Bart Melek.