Agência France-Presse
postado em 10/11/2009 16:12
Joias, relógios, roupas e objetos pessoais de Bernard Madoff e sua esposa Ruth serão leiloados no sábado para poder indenizar as vítimas do maior fraudador da história de Wall Street.
[SAIBAMAIS]O leiloeiro Gaston and Sheehan anunciou em seu site que a venda acontecerá em um hotel de Nova York e o resultado da venda será usado para indenizar as vítimas.
Entre os itens a serem leiloados, estão 17 relógios Rolex, carteiras Hermes e Louis Vuitton e até uma jaqueta de seda do time dos "Mets" com o nome Madoff" bordado nas costas. Tacos de golpe, cintos de couro de crocodilo, quadros e esculturaas completam os quase 200 lotes.
A justiça já enviou para leilão várias propriedades imóveis de Madoff, incluindo de veraneio em Montauk (Estado de Nova York), vendida por mais de oito milhões de dólares.
Também foi colocado à venda a cobertura onde Madoff vivia no Upper East Side de Nova e uma casa em Palm Beach (Flórida).
Madoff, arquiteto de uma das mais fraudes financeiras da história, conquistou durante décadas a confiança de ricos investidores, graças a uma imagem cuidadosamente cultivada de guru modesto e cortês.
Bancos do mundo inteiro, hedge-funds à procura de grandes rendimentos, donos de fortunas da Arábia Saudita ou da Espanha, associações de caridade passando por Elie Wiesel a Steven Spielberg, parceiros de golfe do "gotha" nova-iorquino: no total foram 50 bilhões de dólares perdidos depois de terem passado pelas mãos do self-made man de Nova York.
Com 70 anos, Bernard Madoff foi detido em 11 de dezembro de 2008 e se declarou culpado de ter montado um esquema de pirâmide (ou "esquema Ponzi"). Ele foi condenado em 29 de junho a 150 anos de prisão.