Economia

Mantega prevê PIB até 10% maior

postado em 11/11/2009 01:22
São Paulo ; O ministro da Economia, Guido Mantega, disse ontem, em São Paulo, que a economia brasileira saiu da crise financeira com "um crescimento robusto". "No terceiro trimestre do ano, teremos um Produto Interno Bruto (PIB) positivo anualizado entre 8% e 10%", anunciou Mantega em uma conferência para empresários italianos.

Na apresentação, o ministro afirmou que houve uma redução da vulnerabilidade externa do país e um aumento do consumo interno. Ele citou os grandes projetos que podem atrair investimentos, como os do setor elétrico, de ferrovias, jazidas de petróleo do pré-sal e as obras necessárias para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.

"Temos motivos para comemorar", ressaltou Mantega.
Logo depois da apresentação do ministro, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, disse que concordava com 95% do que foi dito por Mantega. "O ministro fez aqui uma excelente exposição a respeito das condições básicas da economia brasileira. Eu estou 95% de acordo com o panorama que ele esboçou de forma muito apropriada", disse. Serra não quis dizer o que representava os 5% que ele discordava.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no evento, ironizou o comentário de Serra. "Nem vou tentar não falar nada de macroeconomia porque o Serra discordou 5% do Guido e ele pode querer discordar um pouco mais de mim, uns 6% talvez. Aí vamos criar uma inimizade à toa", disse o presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação