postado em 12/11/2009 12:09
A inadimplência no comércio varejista do país cresceu 7,08% na comparação entre outubro e setembro. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é natural uma alta de registros negativos no fim do ano.
[SAIBAMAIS]Em função da proximidade do pagamento do 13º salário e da restituição do Imposto de Renda (que injetará na economia cerca de R$ 86 bilhões), os comerciantes aproveitam a ocasião para colocar mais CPFs no SPC. Essa é uma estratégia tradicional dos varejistas para forçar o consumidor a quitar seus débitos e recuperar o crédito. "O brasileiro precisa de crédito para comprar. Cerca de 80% das vendas do país são feitas a prazo. Por conta do Natal, as pessoas já começaram a limpar o nome", disse Roberto Alceu Pena, presidente do SPC Brasil.
Na comparação entre outubro de 2009 com igual mês no ano passado, a inadimplência caiu 1,3%. No acumulado do ano, ela recuou 12,03%.
Com a recuperação da atividade econômica no país, o SPC e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas esperam um aumento de vendas entre 7% e 9% no natal. Taxas semelhantes ao do período pré-crise.