Jornal Correio Braziliense

Economia

Com lugares para sete pessoas, a Grand Livina é maior e tem acabamento bem cuidado

Um tanto maior, um tanto mais cara e outro tanto mais confortável. Essa é a primeira leitura que se faz ao entrar no Grand Livina, versão de sete lugares da linha de monovolumes da Nissan. O carro cresceu e está 24cm maior em relação ao modelo original, mas manteve o motor da versão 1.8L, com 126cv de potência (com álcool). Resultado: o conjunto fica pesado demais e o desempenho sofre com isso. Mas o modelo melhorou em outros pontos. Foi o primeiro da família a ganhar o sistema keyless (que prescinde da chave no contato para dar a partida) e ainda teve o acabamento mais bem cuidado. Ao contrário da primeira Livina apresentada, que passava por espartana, com detalhes internos parecidos com o de modelos mais básicos, como o Clio, a Grand Livina consegue corresponder às expectativas de um monovolume com sete lugares de seu preço (entre R$ 55.490 e R$ 66.090). E o carro ainda ganhou itens primordiais para carros de família. É o caso do computador de bordo (simples, mas está lá), e do ar-condicionado digital, que, na Livina, não estava disponível nem como opcional. Mas ainda faltou um pouco para o modelo limpar a barra da linha. Faltaram o encosto de cabeça para o passageiro do meio, no segundo banco, e sensor de estacionamento, essencial para um carro de 4,42m de comprimento. O que ajuda nesse ponto é a grande área envidraçada. Mas a sensação de o carro ser mais pesado do que deveria persegue o motorista em várias situações do trânsito diário. Principalmente, como era de se esperar, em retomadas ou quando é preciso entrar em uma via ou arrancar depois da luz verde do sinal acender. Agora, quando se está em vias sem interrupções e dá para manter uma boa velocidade média, o carro acaba desenvolvendo bem. O câmbio da versão testada, a 1.8 SL, era automático, mas sem a opção de se trocar a marcha, mas o overdrive ajuda a economizar em estrada, com consumo, segundo o fabricante, de 16,8km/l. Já na cidade, a marca, ainda sugerida pela montadora, é bem menor: 11,2km/l. Em suma, a Grand Livina é uma boa opção para quem quer entrar no mundo dos monovolumes com o primeiro pé, ainda, e quer que seja o direito. O modelo leva vantagem em relação ao seu principal concorrente com itens exclusivos, como direção elétrica e rodas de liga leve. Mas peca, por exemplo, no número de airbags: dois, para motorista e passageiro. Já os freios contam com ABS, EBD e freio auxiliar BAS. Outro diferencial é o design, mais moderno, com detalhes de acabamento interno cromados e couro nas portas. Concorrência O principal concorrente da Grand Livina, levando em conta a categoria, o preço, o acabamento e itens de série, é a Zafira, da GM, que também é a líder em vendas dos monovolumes de sete lugares, com 7.795 unidades emplacadas em 2009, segundo a Fenabrave. A vantagem vem do maior tempo no mercado, já que o carro da montadora japonesa só estreou a linha Livina nas concessionárias em fevereiro. A Nissan acumula a venda de 4.996 unidades da Livina. Os preços da Zafira variam entre R$ 60.463 (Confort) e R$ 75.222 (Elite). No quesito tamanho, o carro da GM leva vantagem no entre-eixos, distância entre uma roda e outra, que é quase 10cm maior que na Grand Livina: 2703mm contra 2600mm. Mas ser maior resulta em mais peso (1.480kg, contra 1306kg), que não é acompanhado, na mesma medida, pela potência. São 14cv a mais que o modelo da Nissan, mas a relação peso-potência acaba pior (10,57kg/cv contra 10,36 kg/cv). Família Livina A linha Livina, da Nissan, é uma das mais completas de monovolume. Primeiro, o modelo que deu origem à série e pecou pelo acabamento, espartano. Depois, a Grand Livina chegou com espaço interno maior e sete lugares, para competir com a Zafira, da GM. Por último, a montadora japonesa apresentou, em setembro último, a versão com visual esportivo, a X-Gear. Veja os principais detalhes dos três modelos: Grand Livina Uma versão de motor: 1.8L (126cv) Dimensões: 4.420 X 1.690 X 1.585 X 2.600 (comp. X larg. X alt. X entre-eixos, em mm) Capacidades: porta-malas (123L) e tanque (50L) Peso: de 1.293kg a 1.306kg (em ordem de marcha) Relação peso-potência: 10,36 kg/cv De R$ 55.490 a R$ 66.090 Livina Duas versões de motores: 1.6L (108cv) e 1.8L (126cv) Dimensões: 4.180 X 1.690 X 1.570 X 2.600 (comp. X larg. X alt. X entre-eixos, em mm) Capacidades: porta-malas (449L) e tanque (50L) Peso: de 1.159kg a 1. 193kg (em ordem de marcha) Relação peso-potência: 9,46 kg/cv De R$ 46.690 a R$ 56.890 Livina X-Gear Duas versões de motores: 1.6L (108cv) e 1.8L (126cv) Dimensões: 4.275 X 1.730 X 1.605 X 2.600 (comp. X larg. X alt. X entre-eixos, em mm) Capacidades: porta-malas (449L) e tanque (50L) Peso: de 1.179kg a 1.204kg (em ordem de marcha) Relação peso-potência: 9,55 kg/cv De R$ 51.700 a R$ 63.700 » Ficha técnica Motor 1.8, 16 válvulas, de quatro cilindros em linha, de 125cv de potência a gasolina e 126cv a álcool e torque de 17,5kgfm a 4.800 rpm (gasolina e álcool) Dimensões (metros): Comprimento: 4,420m; largura: 1,69m (sem espelhos)e 1,917m (com espelhos); altura: 1,585m e entre-eixos: 2,60m Capacidades (litros) Porta-malas: 123 (com todos os bancos), 589 (terceira fileira rebatida), 607 (terceira fileira rebatida mais compartimento sob o assoalho); tanque: 50 Pesos (kg): 1.293 (manual) e 1.306 (automático) Consumo (km/l) Câmbio manual: Cidade: 6,9 (a) e 11,4 (g); estrada: 9,4 (a) e 15,7 (g); câmbio automático: cidade: 6,7(a) e 11,2 (g); estrada: 10,1 (a) e 16,8 (g) Velocidades máximas (km/h) Câmbio manual: 190km/h (a) e 189km/h (g); automático: 181 (a) e 180 (g)