Economia

Cerato conquista por ter mais qualidades do que defeitos. Motor 1.6, de 126cv, é um dos destaques

Paulo Eduardo
postado em 12/11/2009 08:15

Se a nova geração do Cerato parece ter sido projetada à imagem dos sedãs Civic e City da Honda, o resultado ficou melhor. As linhas do sedã de origem coreana são mais do que agradáveis aos olhos. Não há um só friso em toda a extensão lateral da carroceria, com linha de cintura ascendente no sentido da traseira. Os faróis estreitos e alongados têm semelhança incrível com os modelos Honda. As lanternas traseiras arrematam o conjunto de maneira exemplar e mais feliz do que as do City. O resultado é excelente.

Novo sedã Cerato: faróis estreitos e alongados têm semelhanças com os modelos HondaA beleza continua no interior com forração em tom claro e de bom gosto. O habitáculo do Cerato é limpo, agradável, um lugar em que o bem-estar é imperativo. Chama a atenção ainda o painel central simétrico, no qual o volante pode ser deslocado para qualquer um dos lados conforme a cultura dos países em que o carro é vendido.

Os instrumentos estão bem localizados e o volante agrupa comandos do som, mas falta regulagem em distância da coluna de direção, que tem ótima calibragem. O melhor é colocar o Cerato em movimento e perceber que os engates do câmbio são macios e precisos e leves, sendo um dos melhores já analisados. A elasticidade do motor torna mais prazeroso o ato de dirigir. O motor, que tem comando variável de abertura de válvulas, responde fácil aos comandos a partir das 2 mil rpm e anda muito por ser 1.6. Com ar-condicionado ligado, perde um pouco do brilho, mas dá conta do recado.

Os freios são eficientes. O que destoa do conjunto é o sistema de suspensão traseiro, que absorve pouco as imperfeições mais acentuadas do solo, transferindo com intensidade para dentro. Precisa evoluir, embora o rodar seja muito suave e confortável em pisos lisos ou de poucas imperfeições. Outro incômodo é a ausência de chave na tampa do porta-malas, que só pode se aberto por dentro e na unidade testada o comando da chave no controle remoto não funcionava. O porta-malas é de ótimo tamanho, como convém a um sedã, e leva muita bagagem.

Outro senão no Cerato é a visibilidade traseira, mal que aflige os sedãs. Freios ABS e airbag duplo frontal são de série, mas faltam apoio de cabeça e cinto de três pontos retrátil para o passageiro do assento central. O assoalho é praticamente plano com ressalto muito pequeno e quase insignificante no centro.

Equipamentos

Série

Conforto/conveniência
Abertura interna das tampas de combustível e do porta-malas, abertura do porta-malas por controle remoto, antena eletrônica no teto, ar-condicionado eletrônico digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, banco dianteiro direito com porta-revistas, computador de bordo, console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, descansa-braço central com porta-copos no banco traseiro, filtro anti-pólen, para-sol com porta-ticket, espelho e extensão lateral, porta-objetos e porta-garrafas nas portas dianteiras, rádio CD/MP3 com entrada auxiliar, iPod e USB com controles no volante, revestimento em couro no volante, alavanca de câmbio e descansa braço dianteiro, sistema por keyless, tomada auxiliar de energia 12V, travamento elétrico das portas, vidros elétricos com função um toque para motorista, volante com regulagem de altura, retrovisores com regulagem elétrica, aquecimento e sinalizador de direção e direção hidráulica progressiva.

Aparência
Para-choques, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, rodas aro 16 e vidros verdes.

Segurança
Airbags frontais, cintos laterais retráteis de três pontos no banco traseiro, desembaçador do vidro traseiro, apoios de cabeça dianteiros ativos, freios a disco nas quatro rodas com ABS, e EBD, terceira luz de freio, sistema de proteção contra descarga da bateria e travamento automático das portas com o veículo em movimento.

Opcional
Pintura metálica

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 1.591cm; de cilindrada, 16 válvulas, 126cv de potência máxima a 6.300rpm e torque máximo de 15,9kgfm a 4.200rpm

Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, independente,
do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção e molas helicoidais / 6 x 16 polegadas (em liga leve) / 205/55 R16

Freios
A disco nas quatro rodas,
com ABS

Tanque
52 litros

Capacidade de carga (passageiros e bagagem)

457kg

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação