Agência France-Presse
postado em 12/11/2009 19:53
As companhias aéreas British Airways e Iberia assinaram nesta quinta-feira um acordo de fusão "entre iguais", segundo o qual os acionistas da empresa britânica ficarão com 55% da nova companhia, e os da empresa espanhola, com 45%.
A nova empresa será dirigida pelo atual presidente da BA, Willie Walsh.
[SAIBAMAIS]A nova companhia, chamada de "TopCo" no comunicado comum emitido pelas duas empresas, terá uma frota de 149 aviões indo para 205 destinos diferentes.
Em 2008, as duas companhias tiveram um número total de passageiros de 62 milhões. Juntos, seus faturamentos totalizaram cerca de 15 bilhões de euros nos últimos anos.
A TopCo será cotada na Bolsa de Londres, e terá possivelmente uma segunda cotação em Madri. Ela será espanhola, mas a sede ficará em Londres.
A fusão será finalizada no fim de 2010, e as duas empresas manterão seus nomes respectivos e suas operações atuais, segundo o comunicado.
Iberia e BA estavam negociando a fusão desde 2008. A BA fracassara em comprar a Iberia em 2007. A Iberia possui 9% da BA, que por sua vez possui 13% da companhia aérea espanhola.