Agência France-Presse
postado em 13/11/2009 18:47
Os preços do petróleo voltaram a cair nesta sexta-feira em Nova York, após um recuo de mais de dois dólares na véspera, com os operadores preocupados com a inadequação persistente entre a oferta e a demanda nos Estados Unidos.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do 'light sweet' para entrega em dezembro perdeu 59 centavos em relação ao fechamento de ontem, encerrando a sessão a 76,35 dólares.
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 47 centavos, fechando a 75,55 dólares.
"Há muitas preocupações sobre a economia americana", comentou o analista independente Ellis Eckland. "Está claro que houve uma mudança nos números publicados na América do Norte, o que explica a queda dos preços registrada nos últimos dias", acrescentou.
"A produção (de petróleo) está em alta, e o consumo continua fraco", destacou.
As preocupações do mercado com a demanda foram reforçadas nesta sexta-feira pela queda inesperada do índice de confiança dos consumidores medido pela Universidade de Michigan, que deverá ter impacto negativo sobre o consumo de gasolina.
"O mercado se manteve sob a pressão dos números surpreendentemente baixos dos estoques" nos Estados Unidos, publicados na quinta-feira, frisou Jason Schenker, da Prestige Economics.
Estas estatísticas revelaram um forte aumento das reservas de petróleo do país, tanto de bruto como de produtos refinados, devido à fraqueza da demanda. Elas foram recebidas por uma queda de mais de dois dólares nos preços na sessão de ontem.
Em outro indicador do mercado do petróleo, o número de poços de petróleo ativos nos Estados Unidos teve esta semana um crescimento de 29 unidades, de acordo com a consultoria Baker Hughes. "Trata-se do maior aumento desde novembro de 2008", destacou Schenker.
"Todos estes indicadores mostram que a oferta está crescendo", finalizou.