Economia

Gabrielli: resultado da Petrobras no terceiro trimestre destaca diminuição de custos

postado em 14/11/2009 15:25
Na avaliação do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, mesmo a empresa tendo um lucro líquido 26% menor no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, o balanço financeiro da companhia destaca três questões importantes: primeiro o aumento de produção, segundo a recuperação da economia brasileira e terceiro a diminuição de custos da empresa sobre o controle da produção.

Para Gabrielli, o fato de a estatal brasileira ter apresentado o melhor lucro líquido entre todas as empresas petrolíferas do mundo é consequência direta da política de preços adotada.

;A política de preços que adotamos para a gasolina, o diesel e o gás liquefeito de petróleo, embora não nos tenha favorecido em relação a outras petrolíferas neste terceiro trimestre, nos favoreceu enormemente ao longo do ano", disse no Hotel Ceaser Park, na zona sul do Rio de Janeiro, após encontro com o presidente da petrolífera Repsol, Antonio Brufau.

"Mas, como não repassamos as variações dos preços desses derivados diariamente para o mercado brasileiro, no último trimestre nós não capturamos as vantagens que as outras empresas tiveram do aumento dos preços desses derivados no último trimestre;, destacou.

Ao lembrar que, mesmo sem reajustar os derivados e tendo registrado queda de 26% no lucro líquido trimestral, o resultado da Petrobras ainda indica uma queda menor no lucro do que o registrado em outras grandes empresas do setor petrolífero, como a Shell e a Chevron.

;E como temos redução de custo, aumento da atividade econômica e das vendas, a tendência é que nosso resultado seja muito bom no fechamento do ano.;

Segundo os dados divulgados ontem pelo diretor Financeiro da Petrobras, o lucro líquido acumulado de janeiro a setembro deste ano pela estatal ficou em US$ 20,8 bilhões, resultado que é 22% inferior ao dos primeiros nove meses de 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação