Economia

Selo Procel ajuda economizar 4,3 bilhões de KWh, segundo Eletrobrás

postado em 17/11/2009 21:12
O Selo Procel foi responsável pela economia de 4,3 bilhões de quilowatts/hora (kWh) de energia, em 2008, segundo dados divulgados nesta terça-feira (17/11) pela Eletrobrás, responsável pelo gerenciamento do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Este ano, na avaliação dos técnicos da Eletrobrás, deve haver um aumento entre 10% e 15% da economia obtida com o uso de aparelhos com o Selo Procel.

[SAIBAMAIS]Segundo a Eletrobrás, os 4,3 bilhões de kWh economizados pelo Selo Procel equivalem à geração anual de uma usina com capacidade instalada de 1.049 MW - muito próxima à da Usina de Estreito (1.087 MW), que está sendo construída no Maranhão.

Capacidade esta que poderia suprir 2,5 milhões de residências durante um ano. Para obter essa economia, a Eletrobrás investiu, em 2008, R$ 45 milhões. ;Além da economia de dinheiro, o resultado do Procel evitou a emissão de 212 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de 73 mil veículos durante um ano;, diz a nota da empresa.

Nos últimos cinco anos, o número de equipamentos eletrodomésticos com o Selo dobrou, chegando a 2,4 mil. Os mais recentes são refrigeradores frost-free e lâmpadas a vapor de sódio, utilizadas em iluminação pública.

A holding brasileira do setor elétrico informa que, para o próximo ano, o plano é conceder Selo Procel a luminárias, reatores eletrônicos e bombas hidráulicas.

;Outro destaque de 2008 entre os subprogramas do Procel foi o Programa de Iluminação Pública Eficiente. Responsável por promover a substituição de mais de 110 mil pontos de iluminação ineficientes em oito estados brasileiros, ele possibilita a redução de custos das prefeituras, ajudando a incrementar o bem-estar e a segurança da população. Desde o início do programa, em 2000, são quase 3 milhões de pontos substituídos, acumulando 1 bilhão de kWh economizados;, informou a Eletrobrás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação