Agência France-Presse
postado em 18/11/2009 18:52
A Califórnia enfrenta um déficit no orçamento de 21 bilhões de dólares no ano fiscal em curso, apenas quatro anos após ter aprovado um plano para cobrir um buraco similar, informou a imprensa local nesta quarta-feira.
[SAIBAMAIS]De acordo com o jornal Los Angeles Times, uma projeção realizada pelo chefe de análise de orçamentos do Estado advertiu que a recessão econômica, as projeções orçamentárias irreais e os programas de incentivo estão por provocar outro grande buraco fiscal na Califórnia, o estado mais rico e populoso dos Estados Unidos.
O Estado espera aumentar sua arrecadação por ocasião do pagamento do imposto de renda no primeiro trimestre de 2010, mas o déficit vai atingir os 21 bilhões de dólares até meados do ano, advertiu o funcionário.
O diretor do Birô de Análise Legislativa, Mac Taylor, disse que atualmente há um déficit de 6,3 bilhões de dólares, acumulado desde 1º de julho, quando começou o ano fiscal que termina em junho de 2010.
Em julho passado, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, aprovou um Orçamento destinado a enxugar um déficit recorde de 26,3 bilhões de dólares, sem aumentar impostos e cortando drasticamente os gastos públicos.
A redução dos gastos atingiu, principalmente, os setores de educação e de saúde, e reduziu ao mínimo a ajuda aos idosos e aos portadores de deficiência.
A medida também reduziu salários de funcionários públicos, obrigados a tirar dois ou três dias de licença não remunerada a cada mês.