Economia

Stephanes diz que governo se reúne em 15 dias para discutir regras de exploração de potássio

postado em 24/11/2009 15:38
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta terça-feira (24/11) que em cerca de 15 dias os ministros começar a discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva as regras para a exploração de jazidas de potássio.

[SAIBAMAIS]O potássio é uma das três principais matérias-primas para a produção de fertilizantes, e 91% do produto usado no Brasil é importado. Os outros dois são a ureia e a amônia. No entanto, o país tem reservas de potássio e pode estar no estado do Amazonas a maior de todas elas, no mundo.

O marco para a exploração das jazidas de potássio faz parte das discussões do governo para regulamentar o setor de fertilizantes. O objetivo é tornar o país autossuficiente nessa área.

;Como todos sabem somos altamente dependentes de exportação [de insumos para fertilizantes], somos vulneráveis nessa questão e sempre estamos sujeitos a uma grande flutuação de preço;, disse o ministro da Agricultura, explicando que a cada flutuação nos preços a renda dos produtores cai.

Stephanes participou pela manhã de reunião com Lula, com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielle, e com técnicos da estatal. Durante o encontro, foram apresentados projetos para a produção de amônia e ureia em Mato Grosso do Sul, no Espírito Santo e em Sergipe. Atualmente o Brasil importa 71% desses dois produtos e com os projetos que devem estar instaladas nos três estados até 2014, o país deve atingir praticamente a autossuficiência em relação à ureia e amônia.

Dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) mostram que o Brasil consome atualmente 24,6 milhões de toneladas de fertilizantes por ano e produz apenas 8,8 milhões de toneladas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação