postado em 03/12/2009 08:00
Fim de ano é período de recesso ; e descanso ; da família. E como boa parte das pessoas opta em viajar de carro, é o quatro rodas quem vai ser exigido. Serão dias de muito ;trabalho;, principalmente se levarmos em conta o estado precários das estradas. E como qualquer máquina, o veículo requer manutenção periódica. Seja ele novo ou usado.
Nesta edição, mostraremos os principais itens e sistemas que precisam ser revisados, assim como os cuidados básicos, com dicas de especialistas. Para os motoristas que não descuidam do carro, fica aqui o lembrete. E para os que estão comprando seu primeiro quatro rodas, ou mesmo não têm o hábito de levá-lo à oficina, esse guia poderá ajudar a conhecer melhor os principais componentes e seu funcionamento.
[SAIBAMAIS]Mas uma viagem tranquila vai além de um carro revisado. Ela inclui o respeito às leis de trânsito e, principalmente, a mudança de comportamento do motorista, que precisa ser mais educado, tolerante e consciente de suas obrigações no dia a dia. Boas férias.
Prevenção/alinhamento e balanceamento
Ao passar por um buraco, procure logo uma oficina, principalmente se ouvir algum barulho estranho. A direção pode ter sido alterada e, assim, comprometer o consumo do pneu e do combustível
Não encoste o pneu no meio-fio ao estacionar e, muito menos, pare o carro com duas rodas em cima da calçada. Isso provoca um esforço desnecessário na suspensão e desalinha o veículo
Evite, ao máximo, colisões e buracos
Não passe em velocidade por tartarugas ou faixas de pedestre elevadas. A suspensão do carro sente o impacto e tem sua vida útil reduzida. Quando mais rápido passar, maior será a força de impacto no sistema
A revisão preventiva é sempre melhor do que a corretiva. Muita gente espera o carro estragar para levá-lo à oficina. Uma única peça desgastada pode prejudicar outras partes, ainda mais caras, do carro
Pneu vazio prejudica a estabilidade do carro. É uma coisa simples e muito importante de fazer periodicamente.
Leia o manual do carro. É fundamental para a conservação do veículo
Termos adotados pelos fabricantes e pelo setor para peças de reposição
Classificação do Sindipeças
Original ; Destinadas à linha de montagem
Reposição original ; Para reposição fabricada com o mesmo processo
Remanufaturada ; Submetida ao processo pelo fabricante ou estabelecimento autorizado
Recondicionadas ; Submetida a processo técnico para exercer a função
Recuperadas ; Passam apenas por processo artesanal
Classificação da Anfape
Genuína ; De um fornecedor exclusivamente para o fabricante do automóvel
Original ; De um fornecedor para a rede de varejo
Similares ; De empresas independentes, que não fornecem para as montadoras
Usadas ; Provenientes dos desmanches
Recondicionadas ; Qualquer uma das acima que passa por processo de recondicionamento
Remanufaturadas ; São remanufaturadas na mesma indústria que as produziram
Piratas ; Que usam indevidamente a marca alheia