Jornal Correio Braziliense

Economia

Consumo de energia cresce 4,6% de outubro para novembro, constata ONS

Dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (3/12) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre a carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) indicam que o consumo de energia elétrica no país cresceu 4,6% de outubro para novembro deste ano. Sobre novembro do ano passado, o aumento foi de 7,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, entretanto, a variação continua negativa (-0,5%) em relação ao mesmo período anterior.

[SAIBAMAIS]Na avaliação do ONS, a comparação da taxa de crescimento de novembro 2008 e novembro de 2009 consolida a retomada do crescimento da produção industrial ; que vem crescendo desde que o país começou a superar os reflexos da crise financeira mundial sobre a demanda de energia elétrica.

Ainda assim, diz o ONS, é principalmente o consumo interno das famílias que continua impulsionando o crescimento do consumo energético, ;refletido diretamente nas classes de consumo residencial e comercial que se intensificaram com a ocorrência de temperaturas acima da média para essa época do ano;.

Já a incorporação de 400 megawatts médios à demanda do sistema, a partir da interligação ao SIN ao Sistema Isolado Acre-Rondônia na carga do Subsistema Sudeste/Centro, no final de outubro de 2009, contribuiu com aproximadamente 0,8% na taxa global de crescimento do mês.

Para o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o maior do país, os valores preliminares de carga de energia verificados em novembro indicam uma variação positiva de 5,5% em relação a outubro de 2009 e de 9,7% na comparação com novembro de 2008, embora também se verifique nesse subsistema variação positiva de 9,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, a variação também é negativa: 1,1% em relação ao mesmo período anterior.