;A minha expectativa é que, cumprindo o prazo, tenhamos condição de votar na próxima quinta-feira;, disse Magela. ;Assim não haverá prejuízo para o recesso parlamentar. Isso depende da entrega dos relatórios setoriais e do acordo de líderes. Mas a minha previsão é de que o cronograma será cumprido.; Ela acha que neste ano não haverá problema com a oposição porque todos têm interesse em dizer que votaram o orçamento e que garantiram recursos para obras que já estão em andamento..
Dos nove relatórios setoriais, apenas três foram entregues. Eles tratam das áreas de Planejamento e Desenvolvimento, Poderes do Estado e Trabalho, Previdência e Assistência Social. Magela informou que espera para hoje ou amanhã os relatórios da Fazenda, Desenvolvimento e Turismo, além da pasta de Justiça e Defesa.
Já os relatórios de Infraestrutura, Saúde e Cidades são os que apresentam maiores problemas para serem fechados. Além da complexidade dos temas, de acordo com o relator, houve um deslocamento de recursos que seriam destinados a emendas coletivas para emendas individuais. Ele explicou que optou por remanejar R$ 1,5 bilhões das emendas coletivas para as emendas sugeridas pelos deputados e senadores. ;Quando se faz esse tipo de remanejamento, faltam recursos para se fechar os relatórios setoriais. Há uma dificuldades maior;, afirmou Magela.
O deputado disse que não conta que o governo faça uma nova reestimativa de receita ou que mude os parâmetros macroeconômicos para o próximo ano. A última reestimativa feita pelo governo previu crescimento de 4,5% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. Essa previsão é considerada até um pouco pessimista pelo relator. ;Eu colocaria uma estimativa de crescimento de 5,5% do PIB.;