Agência France-Presse
postado em 07/12/2009 19:01
Os preços do petróleo caíram novamente nesta segunda-feira em Nova York, com o barril abaixo dos 74 dólares, pressionado pelo peso de uma oferta abundante na América do Norte.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em janeiro fechou a 73,93 dólares, em baixa de 1,54 dólar sobre a sexta-feira.
[SAIBAMAIS]O mercado em Nova York está há quatro sessões em baixa, com queda acumulada de 5,7% (4,44 dólares).
No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 1,09 dólar, a 76,43 dólares.
"O mercado está extremamente débil", disse Ellis Eckland, analista independente. "A curto prazo, há potencial para um novo enfraquecimento".
Os preços do petróleo no mercado americano estão sob a pressão de uma importante oferta, com reservas que continuam em expansão, como mostram os dados semanais do departamento de Energia (DoE) divulgados na quarta-feira passada.
Paralelamente, o DoE revela semana após semana que o consumo de produtos petroleiros nos Estados Unidos está caindo em relação ao ano passado.
"Os estoques não são elevados em terra, mas estão muito elevados (nos navios) no mar", explicou Eckland. "Alguns esperam um incremento da demanda com a recuperação econômica, mas a demanda entre os países desenvolvidos é fraca e não se recupera".
"Os fatores monetários que impulsionavam o mercado se reverteram, destacou o analista.
Os preços das matérias-primas se beneficiaram nos últimos meses com a debilidade do dólar, mas a moeda americana prosseguiu com sua recuperação hoje, diante da expectativa de que o Federal Reserve incremente sua taxa básica, frustrada depois por declarações de seu presidente, Ben Bernanke, no sentido de que serão mantidas baixas por certo tempo.