Agência France-Presse
postado em 08/12/2009 20:41
Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta terça-feira em Nova York, pelo quinto pregão consecutivo, em meio ao fortalecimento do dólar e aos temores sobre uma demanda limitada nos Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em janeiro fechou a 72,62 dólares, em queda de 1,31 dólar em relação ao fechamento de segunda-feira.
Após cinco pregões em baixa, o petróleo acumula uma perda de seis dólares.
No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro perdeu 1,24 dólar, a 75,19.
"A recuperação do dólar é negativa para o petróleo", comentou Antoine Halff, da Newedge Group.
Os preços da energia e dos metais aproveitam há meses a debilidade da moeda americana, que leva os investidores às matérias-primas para se proteger da perda de valor de seu capital.
Mas a moeda americana se recupera claramente, desde a sexta-feira passada, diante do euro, que foi cotado hoje a 1,47 dólar, algo inédito em mais de um mês.
"Há um reequilíbrio de expectativas" no mercado. "Muitos analistas, incluindo eu, esperam uma queda dos preços no primeiro e segundo trimestres e, provavelmente, uma recuperação na segunda parte do ano" de 2010, disse Halff.
A agência americana de Energia revisou para baixo - pela primeira vez em três meses - sua previsão de crescimento da demanda mundial de petróleo para 2010.
"Há sinais de uma mudança geral no ambiente do mercado", disse Mike Fitzpatrick, da MF Global, que vê "aumentar o pessimismo" e observa "poucas indicações de uma recuperação sólida".