Agência France-Presse
postado em 09/12/2009 08:47
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão no terceiro trimestre de 2009 foi revisado drasticamente para baixo, de 1,2% para 0,3% em relação aos três meses precedentes, devido a investimentos menores que o previsto, anunciou o governo nesta quarta-feira (9/12).
[SAIBAMAIS]Em ritmo anual, o crescimento da segunda economia mundial durante o trimestre entre julho e setembro foi de 1,3%, contra 4,8%, revelou o governo.
Os economistas previam uma revisão menor, para 0,6% em relação ao trimestre e 2,7% em ritmo anual, segundo pesquisa Dow Jones Newswires.
A forte revisão para baixo do crescimento se explica, especialmente, pelo fraco investimento por parte das empresas, que foi muito inferior ao previsto nas estatísticas preliminares.
Esses investimentos sofreram uma queda de 2,8% em relação ao trimestre anterior, contra a previsão de crescimento de 1,6%.
O investimento público cedeu 1,6%, contra 1,2%, e as exportações cresceram 3,3%, no lugar de 3,4%.
Já o consumo das famílias foi revisado para cima, a 1% contra 0,7%.
Apesar da queda, o crescimento no Japão foi mantido pelo segundo trimestre consecutivo, após a grande economia asiática atravessar sua pior recessão desde o final da Segunda Guerra Mundial.