postado em 09/12/2009 17:51
As perspectivas são otimistas para as vendas de fim de ano no Rio de Janeiro. De acordo com pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas (CDL-Rio) com 500 lojistas da capital fluminense, a expectativa é de crescimento das vendas da ordem de 10% em comparação ao Natal do ano passado.[SAIBAMAIS]O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, disse nesta quarta-feira (9/12) que o resultado poderá superar, inclusive, a meta prevista. ;Esse é um valor médio. Alguns segmentos poderão crescer mais, outros menos, mas é um Natal de otimismo;, avaliou.
O ambiente econômico favorável no Brasil é um dos motivos que explicam a expectativa positiva do comércio varejista do Rio. Segundo Gonçalves, o país tem um mercado de consumo interno forte, comercializa com vários países e possui um leque diversificado de produtos.
;E, principalmente, o modelo do varejo nacional é mais pulverizado. Isso tem contribuído muito para superar essa turbulência [com a crise financeira internacional] que aconteceu. A economia brasileira está indo bem, o nível de emprego melhorou, houve um aumento do ganho real dos trabalhadores. Tudo isso contribui para o aumento das vendas do Natal;.
A pesquisa do CDL-Rio aponta que o gasto médio com presentes, neste fim de ano, deverá ser de R$ 100 por consumidor. O cartão de crédito é a forma preferida para pagamento, seguida do cheque pré-datado, dinheiro e compra a prazo.