Agência France-Presse
postado em 15/12/2009 16:09
O presidente americano, Barack Obama, disse nesta terça-feira aos americanos que instalar isolamento térmico em suas casas para economizar energia pode soar chato e entediante, mas que na verdade é um tema sexy.
[SAIBAMAIS]Dois dias antes de viajar para Copenhague, onde participará do encerramento da cúpula do clima da ONU, Obama foi a uma loja da mega cadeia de construção e decoração Home Depot na Virginia. Lá, anunciou um projeto de incentivos financeiros para tornar as casas americanas mais econômicas em matéria de energia elétrica.
Enquanto o governo luta contra uma taxa de desemprego de 10%, Obama espera que um incentivo oficial para reformas na casa dos americanos ajude a reaquecer o mercado de trabalho.
"É uma coisa inteligente a fazer. Temos que passar deste ponto, no qual pensamos por algum motivo que usar a energia de forma inteligente destrói empregos. Na verdade, cria empregos", afirmou.
Para defender o projeto, Obama disse que as pessoas reviram os olhos quando o assunto é reformar a casa para economizar energia e criar empregos.
"Sei que a ideia pode não ser muito glamourosa, apesar de eu realmente me empolgar com ela. Estávamos em um debate quando alguém disse: 'revestimento térmico não é sexy'", contou Obama.
"Eu discordo. Economizar dinheiro é a parte sexy disto. Eu disse a vocês, revestimento térmico é sexy", concluiu, arrancando risadas.
"Nos prédios de nosso país, nossas casas e nossos escritórios consomem quase 40% da energia que usamos e contribuem com quase 40% do carbono que emitimos", destacou o presidente.
"E todos estão falando sobre isso agora mesmo em Copenhague", acrescentou.