Economia

Queda dos estoques americanos impulsiona preços do petróleo

Agência France-Presse
postado em 16/12/2009 20:49

NOVA YORK - Os preços do petróleo subiram quase dois dólares nesta quarta-feira em Londres e Nova York, influenciados pela queda das reservas de cru e produtos destilados nos Estados Unidos.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em janeiro fechou a 72,66 dólares, em alta de 1,97 dólar.

Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 1,50 dólar, a 73,55 dólares.

"A queda significativa dos estoques de cru e de produtos destilados e o aumento menor das reservas de gasolina" provocaram uma reação positiva nos preços, explicou Jason Schenker, da Prestige Economics.

As reservas de cru perderam 3,7 milhões de barris (mb) na semana passada, após queda semelhante na semana anterior, e as de produtos destilados, entre eles o diesel e o combustível para calefação, recuaram 2,9 mb, segundo o relatório semanal do departamento de Energia americano.

Os estoques de gasolina, por outro lado, continuaram subindo, com mais 900.000 barris. No entanto, a alta foi menor do que a esperada pelos analistas entrevistados pela agência Dow Jones Newswires, que previam mais 1,4 mb.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação