postado em 19/12/2009 07:00
Viajar no primeiro trem-bala custará R$ 0,50 por quilômetro ; é o que prevê o edital(1) de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), divulgado ontem no Diário Oficial da União (DOU) para consulta pública. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a tarifa deferia ser de R$ 0,60, mas foi preventivamente rebaixada ; caso a concorrência com o transporte aéreo e o rodoviário se mostre insuficiente. ;Nós observamos que se um desses outros modais sair da competição, por questões de concorrência mesmo, o monopólio do trem pode fazer a tarifa subir muito. Daí preferimos garantir um preço-teto menor;, explicou o diretor-geral da agência, Bernardo Figueiredo. Com esse valor, a passagem do trem direto do Rio para o centro de São Paulo custaria em torno de R$ 200. Mas a expectativa de Figueiredo é que o preço fique em torno de R$ 180 em função da concorrência com o preço promocional usado habitualmente pela aviação para a ponte-aérea. O tempo máximo da viagem entre as duas capitais será de 1 hora e 37 minutos, e o consórcio será obrigado a disponibilizar linhas diretas a cada 20 minutos nos horários mais cheios do dia.
Estações
O edital também estabelece que o trem deverá ter, necessariamente, estações no centro do Rio de Janeiro, no Aeroporto Santos Dumont, na cidade de Aparecida do Norte (SP), no centro de São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, no centro de Campinas (SP) e no Aeroporto de Viracopos, também em Campinas. Além disso, outras duas cidades ; uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo ; devem obrigatoriamente ter estações, mas a escolha ficará a critério do consórcio vencedor. De acordo com Figueiredo, a escolha de Aparecida como estação obrigatória se deu em função do fluxo complementar de passageiros para lá. O turismo religioso leva milhares de fiéis à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade, no mês de outubro.
Prazo
A conclusão das obras terá prazo máximo de cinco anos ; o que coloca o projeto definitivamente fora da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa da ANTT é de que o leilão seja feito em maio de 2010, com a participação de empresas do Japão, da Coreia do Sul, da China, da França, da Áustria, da Espanha e da Alemanha.