postado em 22/12/2009 08:24
A maior companhia aérea do país, a TAM, anunciou a compra da Pantanal, marca que será mantida para uma unidade de aviação regional que poderá usar aviões da Embraer. A Pantanal ficou em novembro com apenas 0,16% do tráfego de passageiros no país. O maior interesse, segundo o presidente interino da TAM, Líbano Barroso, são os direitos de pousos e decolagens da Pantanal no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.A Pantanal possui 196 slots em Congonhas, dos quais 61 serão redistribuídos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diante de falta de regularidade nos voos. A aquisição acontece em meio ao aumento da competição na aviação regional brasileira, com novas entrantes como a Azul. A pequena empresa está em processo de recuperação judicial e a TAM pagará R$ 13 milhões pela totalidade do capital. A transação ainda precisa de aprovação da Anac. ;Estamos incorporando uma nova linha de negócios para combinar a estratégia de termos uma companhia que opera aviões de menos de 100 lugares;, afirmou Barroso.
Segundo o presidente da TAM, a ideia é renovar a frota da Pantanal, atualmente com três aviões ATR42 de 45 passageiros. ;Talvez faça mais sentido olharmos para aviões ATR ou Embraer;, disse ele, acrescentando que uma decisão sobre o fornecedor sairá no ano que vem. Conforme Barroso, a Pantanal explorará destinos de média densidade e será uma unidade do Grupo TAM. A Pantanal faturou cerca de R$ 70 milhões nos últimos 12 meses e tem 245 funcionários.
A TAM encerrou novembro com participação de quase 44% do mercado nacional de aviação, ante 42,25% da principal rival, Gol. A Azul, que começou a operar há um ano, obteve fatia de 4,31% no mês passado, e a WebJet de 4,56%. ;Agora que temos essa consolidação de nossa posição (líder), vemos como estratégico e importante focarmos nos mercados de média densidade, que são mercados que crescem com mais velocidade que os grandes centros;, justificou Barroso. De acordo com o presidente da TAM, a empresa vinha avaliando a compra da Pantanal há três anos. Apesar disso, ainda não possui um plano de tamanho de frota e prováveis destinos que serão inicialmente atendidos em adição às atuais rotas da empresa adquirida.