postado em 23/12/2009 14:53
O fornecimento de dados pelos profissionais na Declaração de Serviços Médicos, que passará a ser obrigatório, poderá aumentar o poder da fiscalização da Receita e ajudar o contribuinte a descobrir mais rapidamente os erros e omissões nas informações prestadas.
Isso porque todos os pagamentos realizados aos profissionais de saúde deverão constar do extrato da declaração online disponível na internet no site da Receita Federal. Caso o contribuinte perceba algum dado inconsistente poderá corrigi-lo, sem aguardar a chamada do Fisco, vitando cair em malha ou sem saber o motivo do problema.
Atualmente, com o avanço da tecnologia da informação, um número crescente de contribuintes tem procurado corrigir as declarações pela internet. Desde que a Receita disponibilizou esse tipo de serviço, aproximadamente 6 milhões de códigos de acesso foram gerados. Quase 67% para pessoas físicas.
Para fazer a retificação online não é difícil, porque o sistema está disponível na página da Receita Federal. Outra forma de fazer a correção é gerar uma declaração retificadora no próprio computador, usando um aplicativo específico para esse fim e enviá-lo pela internet para a base de dados da Receita.
Para fazer a retificação online, o contribuinte precisa ter um certificado digital ou seguir alguns passos para obter um código específico fornecido pela Receita Federal. Primeiro, deve acessar o site da Receita para obter o código de acesso. É importante ter em mãos os números dos recibos das duas últimas declarações enviadas para que o sistema gere o código, que é o mesmo fornecido para pesquisar a situação fiscal ou consultar ao extrato da declaração do IRPF.