Jornal Correio Braziliense

Economia

Pane nas compras de Natal

Apagão em sistema de débito e crédito da Redecard provoca prejuízo no comércio e lojistas ameaçam cobrar danos na Justiça

Uma pane nas máquinas de cartão de crédito e de débito da operadora Redecard (1 - Leia mais abaixo) na véspera do Natal tirou o sono de lojistas em todo o país. Nada menos que 10% das vendas que teriam sido feitas acabaram não se concretizando, segundo cálculos da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O consumidor que possuía um outro cartão ou que tinha dinheiro no bolso conseguiu garantir o presente de última hora. Quem não tinha, ficou a ver navios.

Como retaliação, a CNDL (2 - Leia mais abaixo) estuda entrar com uma ação coletiva em nome de 800 mil comerciantes associados contra a Redecard. A ideia é que a companhia assuma o ressarcimento aos lojistas pelas vendas perdidas. ;As empresas investem fortemente em mídia e em promoções para esta época do ano, e o cliente não comprou. Foi um prejuízo imensurável. Sem contar o constrangimento do lojista, que muitas vezes é responsabilizado pelo problema, passando a imagem de não querer vender ou de mau serviço prestado;, disse o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Jr.

Entre 70% e 80% das compras feitas em shopping centers de todo o país são feitas com cartões de crédito ou débito, segundo a CNDL. ;Como há um duopólio das empresas, com a Cielo e a Redecard, acreditamos que houve prejuízo de até 30% nesses locais;, completa Pellizzaro. O servidor público Jorge Marques foi um dos que passaram por esse constrangimento. Já eram 14h30 do dia 24 quando ele tentou utilizar o seu cartão de crédito em uma loja de brinquedos em um shopping em Brasília. Sem sucesso. ;É o tipo de problema que você resolve se tiver um outro cartão. Se não, fica sem a mercadoria;, diz.

O servidor teme também que haja um movimento nos postos de gasolina para que não sejam aceitos os cartões com operação da Redecard. ;Há alguns dias fui abastecer em um posto perto do meu trabalho e vi uma placa informando que não estavam trabalhando com a Redecard desde o dia 19. E em mais três postos em Águas Claras recebi a mesma informação;, conta.

A assessoria de imprensa da Redecard explicou que a pane no sistema eletrônico teve início às 12h de quinta-feira, véspera de Natal. Disse ainda que o problema durou cerca de duas horas e meia, sendo restabelecida a conexão em todos os estabelecimentos credenciados às 16h40. E concluiu que o blecaute decorreu de problemas em seu processamento que, apesar do acionamento de seus sistemas de contingência, causou instabilidade em sua rede em todo o país.

1- Transações
A Redecard credencia e promove o relacionamento entre empresas de cartões de crédito e estabelecimentos comerciais, além de ser parceira de negócios de bancos e de diversos segmentos do varejo. Considerada uma empresa desenvolvedora de tecnologia de ponta, a Redecard cuida também da instalação e manutenção de uma rede eletrônica que oferece rapidez na captura das mais de 1,8 bilhão de transações realizadas por ano.

2- Dirigentes
A CNDL representa os empresários lojistas do Brasil, na qual, em 1955, surgiu a primeira câmara de donos de lojas. Cinco anos depois foi fundada a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que procura integrar-se às autoridades governamentais para fortalecer a livre iniciativa, diminuir a burocracia, reduzir a carga tributária, e defender outras reivindicações da classe que representa. A CNDL é uma das maiores entidades do comércio.