postado em 29/12/2009 08:01
O último mês de 2009 confirmou-se como o de contraponto ao do ano passado, perÃodo que foi batizado pelos lojistas como o Natal da Crise. Neste ano, as vendas entre 18 e 20 de dezembro registraram alta de 6,8% comparadas com o fim de semana equivalente em 2008, entre os dias 19 e 21. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Vendas de Natal, levantamento que descarta o termo recuperação para o perÃodo e afirma que o mês foi reflexo de uma trajetória de crescimento assumida pelo Brasil.
Segundo a consultoria de risco de crédito, o resultado ficou dentro das expectativas dos empresários, que antes das festas natalinas mostraram o melhor Ãndice de otimismo para uma data comemorativa em 2009. "Foi tudo como o esperado. Esse foi o Natal do crescimento, não da recuperação, que já havia começado bem antes de dezembro", afirmou o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida.
Neste ano, de acordo com o indicador, as compras foram concentradas no fim de semana, o que refletiu em um volume menor de vendas de última hora durante os dias úteis, perÃodo que registrou alta 4,1% na atividade do comércio. "Ocorreu um efeito interessante. O consumidor comprou mais no fim de semana para poder viajar e sair com a famÃlia. As filas foram menores na véspera da data", disse Almeida.
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), para o segmento, a alta foi ainda maior, de 7%. A despeito do número, a associação não fez alarde e cautelosamente disse que o crescimento se deu em relação a uma base de comparação fraca, por isso o bom desempenho nas estatÃsticas.