Agência France-Presse
postado em 29/12/2009 18:49
Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta terça-feira em Nova York e em Londres, ao final de uma sessão volátil, em um mercado à espera do relatório sobre as reservas de petróleo nos Estados Unidos.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em fevereiro fechou a 78,87 dólares, em alta de 10 centavos em relação à segunda-feira.
No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para igual entrega subiu 32 centavos, a 77,64 dólares.
Em clara alta logo após a abertura, o WTI não conseguiu se manter acima dos 79 dólares devido ao fortalecimento da moeda americana, o que pesou, especialmente, sobre as transações de baixo volume.
O mercado espera, principalmente, o relatório semanal do departamento de Energia sobre os estoques nos Estados Unidos, que será publicado nesta quarta-feira.
"Tivemos tempo frio no nordeste (dos EUA) e as previsões são de uma queda nas reservas de produtos destilados, assim como nas do petróleo, com a chegada do final do ano", disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
Segundo os analistas entrevistados pela agência Dow Jones Newswires, os estoques de petróleo caíram em 1,7 milhão de barris na semana pasada, e os de destilados, em 2,1 mb, mas as reservas de gasolina subiram em 400 mil barris.
O relatório da semana passada havia dado um impulso importante no mercado, que avança há uma semana, após queda nas reservas maior que a prevista, mas os investidores estão atentos a diversas tensões geopolíticas, como na Europa Oriental e no Irã.