Economia

Fiat 500 tem tudo de um carro completo gastando pouco espaço

postado em 07/01/2010 07:00
Pequeno não, concentrado. Essa é uma boa definição para o diminuto Fiat 500, que junta um monte de luxos em pouco espaço e a um preço um tanto salgado. Herdeiro das linhas modernizadas de um antepassado longínquo, sucesso de vendas (1) na Europa entre 1957 e 1975, o carrinho é sensação nas ruas, chamando a atenção por onde passa. Mas o modelo provoca um nó na cabeça de alguns consumidores, que pensam estar de frente para mais um concorrente entre os carros de entrada. O engano se esvai quando se toma conhecimento da lista de equipamentos e opcionais, a mais rica entre os modelos Fiat no Brasil: seis airbags, ABS, teto solar, banco de couro e por aí vai. (2) Debaixo do capô, o 500 também impressiona. O motor 1.4 alcança 100 cavalos (a 6 mil rpm) e um torque máximo de 13,4kgfm (a 4.250rpm). A razão entre o potência do pequenino e o peso (930kg) resulta em uma ótima relação peso-potência (9,3kg/cavalo), o que significa o desempenho de um carro solto, pronto para ultrapassagens, subidas íngremes e o que mais aparecer. Porém, tão pouco tamanho deixa suas baixas. Quatro ocupantes fazem trajetos curtos com algum conforto. Apertado não é bem o termo para descrever o interior do carro, mas nem pense em levar aquele amigo alto - ainda mais se ele for claustrofóbico. Com detalhes da cor externa do veículo compondo, junto com bastante branco, o painel e as laterais, o 500 é aconchegante. O destaque principal, na parte de dentro, vai para a combinação do volante com o painel, num estilo retrô de muito bom gosto. Melhor ainda, o esquema que colocou os ponteiros de velocidade e rotações por minuto em circulos concêntricos é bem funcional e não atrapalha em nada na hora de dirigir. Só o que incomoda no 500 é a hora de estacionar. Pode parecer impossível, mas o carrinho é duro na hora de se acomodar a uma vaga. Teste do supermercado Com preços que variam entre R$ 63.860 e R$ 70.040, o 500 pode parecer muito caro para pouco espaço. Mas, para quem precisa de um carro a fim de fazer compras eventuais em supermercado, por exemplo, o porta-malas de 185 litros cumpre bem a função. E, se a carga for maior, rebatendo os bancos traseiros, dá até para levar algo maior, como uma caixa. Para o carro, produzido na fábrica da Fiat da Polônia, faltam os modelos com quatro portas (diferentemente do concorrente inglês, o Mini Cooper) e o motor flex. O italiano ainda compete nesse mercado de pequenos luxuosos com o Smart, da Mercedes. 1 - Bibelô O Fiat 500, ou Cinquecento, como preferem os italianos, foi lançado em 1957, com motor de 500cm³ (0.5), e conquistou pelo design. Bem diferente do modelo atual, que conta com 100cv, tinha 13cv de potência. Ganhou sete novas versões com o passar do tempo, sempre mais luxuosas e potentes (chegou a ter 21,5cv). Em 1975, com 3,8 milhões de unidades vendidas, teve sua fabricação encerrada. A reedição foi lançada na Europa em 2007 e já vendeu, por lá, 400 mil unidades. 2 - Equipadíssimo Uma das boas justificativas para o preço do compacto de luxo da Fiat, que espanta alguns, é a quantidade de itens de tecnologia embarcada. O carro traz seis airbags (dois na frente, dois window bags e dois side bags) e um knee bag, que evita lesões nos joelhos. Ainda há o ESP (sistema eletrônico de estabilidade, em inglês), para ajudar em manobras em rampas, com o hill holder, para frear as rodas da frente do carro e garantir que ele não desça. Outro recurso é o ASR (Anti Slip Regulation), que ajusta a tração das rodas se uma estiver patinando. O carro também conta com som, que vem com entrada para MP3, sistema de comando de celular por voz, teto solar e ar-condicionado digital. Ficha técnica Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 1.368cm³ de cilindrada. Desenvolve 100cv a 6.000rpm e torque máximo de 13,4kgfm a 4.250 rpm Freios Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD Direção Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica Transmissão Tração dianteira com opção de câmbio manual de seis marchas ou Dualogic automático de cinco marchas Rodas/Pneus 6 x 15 polegadas, de liga leve/ 185/55 R15 Peso 930kg (manual)/ 935kg (Dualogic) Capacidades De carga, 320kg; porta-malas, 185 litros; tanque, 35 litros Performance Velocidade máxima de 182km/h e aceleração até 100km/h em 10,5 segundos. Consumo 13km/l na cidade e 17km/l na estrada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação