postado em 08/01/2010 17:08
As empresas fabricantes de produtos típicos da Páscoa já estão começando a admitir funcionários temporários para o período. A Nestlé, produtora de bombons e ovos de chocolate, informou que contratará 4 mil promotores de vendas em todo o país. Os funcionários serão escolhidos por agências de emprego, que deverão anunciar a abertura do processo seletivo.
A Garoto, empresa do mesmo ramo, também oferecerá 4 mil vagas em todas as capitais brasileiras e terá os contratados igualmente selecionados por agências de emprego.
Na Kraft, responsável pela Lacta, serão abertas aproximadamente 6 mil vagas temporárias para as áreas de vendas e promoção para todo o Brasil, mas cerca de 40% dos postos de trabalho ficarão no estado de São Paulo. A empresa informou que em setembro foram contratadas 1.100 pessoas para trabalhar até o fim de fevereiro na linha de produção da fábrica, em Curitiba e que todos têm possibilidade de efetivação.
A Village deverá contratar 500 pessoas para a produção e 600 para trabalhar nos pontos de venda com a promoção de seus bombons e ovos de chocolate. De acordo com a Village, no ano passado, o número de contratações foi semelhante à meta deste ano.
A Kopenhagen abrirá 80 vagas temporárias para auxiliar de vendas nas lojas da rede em São Paulo e no Rio de Janeiro. O processo seletivo começa em fevereiro e o trabalho, em março, com o contratado permanecendo durante cerca de um mês.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Getúlio Ursulino Netto, os temporários podem ser aproveitados nas empresas depois da Páscoa, para substituir funcionários em férias e posteriormente ser efetivados. "Não sabemos informar os números precisos, porque temos 18 indústrias. Umas são pequenas, outras maiores, umas são mais automatizadas", disse Ursulino.
Ele informou que os produtos típicos da Páscoa começam a ser fabricados em setembro, junto com os destinados ao Natal. Depois do Natal, reforça-se a produção para a Páscoa. "O Brasil é o segundo produtor mundial de produtos de Páscoa, isso é um grande volume. A Páscoa está muito no hábito do brasileiro, é uma coisa emocional, todos se julgam no direito de ganhar um ovo [de chocolate]."