Economia

Franquias faturam 14% mais em 2009

Crescimento da receita no ano passado deve se repetir em 2010, segundo estimativa da Associação Brasileira de Franchising

postado em 10/01/2010 10:45
A crise que abalou boa parte da economia mundial parece ter passado longe do setor de franquias (1) no Brasil. Tanto que a expectativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é de que 2009 tenha terminado com o faturamento apresentando aumento de 14,5% na comparação com o ano anterior. Em 2008, o crescimento havia sido de 19,5% em relação a 2007.

;Registramos uma recuperação acelerada no segundo semestre de 2009;, observou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. ;Especialmente nas áreas de serviços e de alimentação;. Camargo destacou os desempenhos dos segmentos de acessórios pessoais e calçados, beleza e saúde, além de serviços automobilísticos como aqueles que apresentaram melhores desempenhos.

;Com a crise, observamos um aumento acentuado da procura por franquias;, contou Camargo. Em relação a 2008, o crescimento foi de 25% e esteve relacionado à expansão do desemprego no setor industrial. ;Muita gente que recebeu a indenização trabalhista optou por montar um negócio e buscou a segurança das franquias. Esse pessoal engrossou nosso banco de futuros empreendedores;, disse. Por isso, a ABF acredita na ampliação de no mínimo 6% nas unidades de lojas franqueadas até dezembro.

2010
Crescimento da receita no ano passado deve se repetir em 2010, segundo estimativa da Associação Brasileira de FranchisingPara este ano, as perspectivas de faturamento são um pouco melhores. ;Estamos projetando uma expansão de 15%;, disse o diretor executivo da ABF ; um comportamento sustentado pelo varejo, setor que menos sofreu com a crise. ;Nós não sentimos falta de crédito por causa do aumento da oferta por parte do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES. Além disso, houve crescimento da massa salarial acima da inflação e expansão do crédito para a pessoa física. Esse conjunto de coisas explica o desempenho diferenciado de nosso segmento;, concluiu Camargo.

Um exemplo do que ocorre no setor é a rede de clínicas de estética Onodera. Em 2000, a empresa aderiu ao sistema de franquias, quando contava com apenas duas unidades próprias. Hoje, já são 40 franqueadas e 6 próprias. A expectativa da franqueadora é terminar este ano com um crescimento médio de 25% e cinco novas clínicas, três delas em praças onde a Onodera ainda não estava presente: Rio de Janeiro, Goiânia e Jundiaí (SP).

;Conseguimos crescer, apesar de todos os efeitos da crise econômica mundial, e ainda estamos com outros bons negócios encaminhados para este início de ano;, diz Lucy Onodera, diretora da rede. ;Nossa meta é abrir 10 unidades até dezembro. De preferência, nas principais capitais onde ainda não estamos;. São 37 unidades no estado de São Paulo (26 na capital e 11 no interior) e as outras nove distribuídas pelo resto do país: Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Palmas, Porto Alegre (duas unidades) e Rio de Janeiro.


1 - Marca
A Franquia é uma modalidade de distribuição e marketing através da qual o franqueador concede a uma pessoa física ou jurídica ; franqueado ; o direito de trabalhar com um conceito de negócio, comercializando um produto ou prestando um serviço de acordo com o formato de negócio do franqueador, usando a sua própria marca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação