Economia

Em 2010, Brasil vai liderar recuperação econômica da América Latina, diz OIT

postado em 11/01/2010 17:51
O relatório Panorama Laboral 2009, divulgado hoje (11) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que a taxa de desemprego cresceu 1% entre 2008 e 2009 na América Latina, depois de um período de recuperação do mercado de trabalho entre 2003 e 2008. Mas a especialista em emprego da OIT no Brasil, Janine Berg, prevê uma recuperação importante da economia da região em 2010, liderada pelo Brasil.

;A boa notícia é que em 2010 espera-se um crescimento de 4,1% no PIB [Produto Interno Bruto] da região. E essa expectativa é puxada pela previsão do Brasil de um crescimento de 5% para o ano;, aponta Janine.

Segundo a especialista, o relatório mostra que o Brasil foi o único país a ;apresentar sinais de recuperação no mercado de trabalho já no último trimestre de 2009;.

A representante da OIT destacou a importância das políticas anti-cíclicas, como o pagamento do seguro-desemprego e o investimento em capacitação profissional, para reduzir os efeitos da crise.

;Essas políticas não só ajudam as pessoas que perderam seus empregos, mas reduzem os efeitos econômicos do desemprego porque elas continuam gastando;, defende.

No relatório, Brasil e México são exemplos de países que usaram essas políticas para manter o mercado aquecido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação