postado em 13/01/2010 16:04
O consumidor brasileiro começa o ano com mais facilidades para continuar a comprar. Herdou de 2009 prazos mais longos e os menores juros desde 1995, início da série histórica da pesquisa de taxas da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo o levantamento divulgado na manhã desta quarta-feira (13/01), o custo do c´redito para pessoas físicas ficou em 6,86% ao mês, em dezembro do ano passado.Para as pessoas jurídicas ficou em 3,62% ao mês.
A conclusão da pesquisa Anefac é que para 2010, mesmo que o Banco Central volte a subir a taxa básica de juros (Selic), o custo do crédito ao consumidor e ao setor produtivo continue a cair. A aposta da associação é que isso ocorra por uma maior competição no setor financeiro, melhora do ambiente econômico com menor risco de inadimplência e por uma maior pressão do governo pela redução do spread bancário.
A dica de especialistas ao consumidor é sempre ficar atento aos juros. Calcular quanto será pago ao final das prestações. Em alguns casos, como em financeiras, cheque especial e cartão de crédito, corre-se o risco de pagar de duas a três vezes o valor financiado. O pagamento à vista é sempre a melhor opção. Se a pessoa tem alguma aplicação, poupança ao dinheiro guardado, use-o para comprar o bem ao invés de financiá-lo. Os juros de qualquer investimento sempre perdem para os dos financimentos.
Qual juros você paga ao ano no:
Cartão de crédito 237,93%
Empréstimo em financeira 220,06%
Cheque especial 132,13%
Comércio 95,38%
Empréstimo em banco 75,93%
CDC 33,70%