Agência France-Presse
postado em 14/01/2010 17:27
O magnata mexicano Carlos Slim, um dos três homens mais ricos do mundo, integrará suas empresas de telecomunicações América Móvil, Telmex e Telmex Internacional, criando uma gigante regional do setor com 250 milhões de clientes em 18 países, incluindo o Brasil, segundo um comunicado.
[SAIBAMAIS]A América Móvil, que com a sua marca 'Claro' é a maior prestadora de serviços de telefonia celular da América Latina, será a controladora, ressalta um comunicado divulgado por essa companhia na noite de quarta-feira.
"Com a combinação dessas empresas, a América Móvil poderá gerar sinergias importantes, desenvolvendo um esforço comercial melhor e aproveitando de maneira mais eficiente suas redes, sistemas e processos de informação", explica o texto.
A América Móvil tem cerca de 194 milhões de clientes de telefonia móvel e 3,8 milhões de telefonia fixa em 18 países da América e do Caribe, incluindo Estados Unidos, e é a marca dominante nos maiores mercados da região: Brasil, México, Argentina e Colômbia.
A operação será realizada por meio de um intercâmbio de ações, pela qual a América Móvil controlará 59,4% da Telmex México e 60,7% da Telmex Internacional.
Versões da imprensa estimaram que o intercâmbio de ações envolverá 21 bilhões de dólares, embora esse valor não tenha sido confirmado pela empresa.
Segundo analistas, o objetivo de Slim é fortalecer as capacidades da América Móvil para desenvolver tecnologias de convergência que a permitam prestar de maneira simultânea serviços de telefonia móvel e fixa, conexão via internet e televisão.