Agência France-Presse
postado em 15/01/2010 18:52
Os preços do petróleo registraram forte queda nesta sexta-feira em Nova York e em Londres, frente aos temores dos investidores de uma oferta elevada em um contexto econômico incerto.
[SAIBAMAIS]Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em fevereiro fechou a 78,00 dólares, em queda de 1,39 dólar em relação a quinta-feira.
É a quinta sessão consecutiva de queda do WTI, que ainda valia 82,75 dólares no final da semana passada.
Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com o mesmo vencimento perdeu 1,46 dólar, a 77,11 dólares.
"Os operadores concluem que o aumento dos preços que havia começado em meados de dezembro, depois de terem ficado abaixo de 70 dólares, levou o barril a um nível mais elevado do que ditam os elementos básicos do mercado", explicou Jason Schenker, da Prestige Economics.
O mercado foi afetado também pela influência negativa do aumento dos estoques de petróleo nos Estados Unidos, anunciado na quarta-feira pelo Departamento de Energia, acrescentou o analista, e também pela recuperação do dólar, principalmente frente ao euro.
O fortalecimento da moeda norte-americana torna mais caro o cru -cotado em dólares- para os compradores que possuem outras divisas.
Em seu informe mensal divulgado nesta sexta-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o consumo de cru deverá se manter reduzido este ano na Europa e na América do Norte, apesar do frio inicial do inverno.