Economia

Portos são prioridade e terão R$ 3,2 bi em recursos do PAC nos próximos anos, diz Brito

postado em 19/01/2010 17:36
O ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, disse nesta terça-feira (19/01) que o setor portuário é prioridade e terá nos próximos anos investimento de R$ 3,2 bilhões do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC).

"Os portos são necessários para manter a competitividade brasileira", disse Brito, após inaugurar o Terminal 4 (T4) do Porto de Santos, em São Paulo. Segundo ele, o porto santista deverá triplicar sua capacidade de contêineres até 2024.

[SAIBAMAIS];Temos um plano especial para o Porto de Santos para os próximos 15 anos;, disse Brito. Na área dos contêineres, por exemplo, a capacidade passará de 3 milhões para 9 milhões de TEUs (sigla em inglês que significa unidades de 20 pés), informou.

De acordo com o ministro, em todo o país, a capacidade dos portos deve ser ampliada e melhorada. "O Brasil precisa ter bons portos tanto para importar quanto para exportar seus produtos. A questão portuária é uma prioridade, porque afeta diretamente o desempenho da economia", reforçou.

Brito ressaltou que os investimentos serão apenas para infraestrutura. "Questões de segurança e de fiscalização, por exemplo, são responsabilidade da Polícia Federal", disse ele, em referência ao caso dos contêineres apreendidos no ano passado em portos brasileiros com lixo do Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação