Economia

Demanda das empresas por crédito fechou 2009 no negativo

postado em 19/01/2010 17:51

A demanda das empresas por crédito fechou 2009 no vermelho. No ano que terminou, a quantidade de Pessoas Jurídicas que buscaram financiamentos foi 4,4% menor comparado com 2008. Mesmo com o resultado ruim, os dois últimos meses foram os únicos do ano com desempenho positivo: 0,4% em novembro contra igual mês de 2008 e 5% na comparação de dezembro contra dezembro ; números que segundo a Serasa Experian representam o início da recuperação do crédito para as empresas e sinalizam um 2010 de alta procura por esses recursos.

[SAIBAMAIS]O negativo de 2009 é um relfexo das dificuldades enfrentadas pelos empresários em função da crise financeira. Turbulência que reduziu considerávelmente a quantidade de IPOs (ofertas iniciais de ações, na sigla em inglês) no decorrer do ano, uma opção importante no financiamento de empresas brasileiras ; principalmente para as de médio e grande porte. Com a escassez de crédito e liquidez gerada pela crise, os bancos optaram por emprestar às grandes empresas, que não tinham mais a bolsa, o que dificultou e encareceu o acesso ao crédito para a maioria das empreendimentos do país, cuja maioria predominante é de micro e pequenas.

A principal atingida, no Brasil, pelos problemas financeiros enfrentados pelo mundo foi a indústria. O setor fechou o ano com a demanda negativa em 5,4%. "Como elas venderam menos para o exterior, precisaram também de um volume menor de crédito porque fizeram menos investimentos e usaram menos capital de giro", explicou o gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, ao falar sobre quão importante é a exportação para a indústria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação