;A Apex está se associando com uma parceira muito importante para fortalecer a imagem do Brasil e de uma de nossas principais empresas na China;, destacou Teixeira. A China é atualmente o principal parceiro comercial do Brasil e também da Vale. Os negócios da mineradora brasileira com aquele país asiático foram iniciados em 1974 e representam hoje cerca de 40% da receita total da Vale, revelou o diretor da área de Ferrosos da empresa, José Carlos Martins.
Embora não quisesse informar o valor do patrocínio para o pavilhão brasileiro na Expo Xangai, Martins afirmou que ele ;é condizente com o tamanho da relação que a empresa tem com a China;. O volume de negócios da Vale com a China alcançou US$ 7 bilhões nos nove primeiros meses de 2009, com incremento de 40%.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, lembrou que minério de ferro e soja são os principais produtos exportados pelo Brasil para a China. Ele acredita que a consolidação da participação brasileira na Expo Xangai poderá elevar as vendas de produtos nacionais não só na China. ;A participação brasileira terá influência muito grande nos demais países asiáticos.;
Teixeira disse que estarão representados na feira entre 40 e 70 setores produtivos brasileiros, englobando mais de mil empresas de todos os portes. A política estabelecida em conjunto com o setor privado vai priorizar a escolha de empresas ;que já estejam presentes na China e representam um ganho de imagem para o Brasil e para a própria empresa;. No ano passado, a Apex promoveu 80 eventos de promoção comercial na China com o setor privado nacional.
O presidente da Apex acredita que, além da área comercial, o turismo para o Brasil poderá ser alavancado durante o evento, cuja expectativa é atrair mais de 70 milhões de visitantes. Ele salientou que a China manda para o exterior 44 milhões de pessoas por ano. A América Latina recebe 1% desse volume ;e o Brasil menos do que isso;.
O pavilhão brasileiro terá uma área interna de 2.000 metros quadrados. Teixeira espera atrair pelo menos 10% do público total visitante para o pavilhão, que terá como tema ;Brasil: Cidades Pulsantes;, a modernidade brasileira, a imagem do turismo e a alegria do povo.
O governo chinês está investindo US$ 4 bilhões para realizar a Expo Xangai. O evento ocorre de cinco em cinco anos e é considerado o terceiro maior do mundo, com mais de 5 mil quilômetros de área para expositores. A última edição foi em Saragoza, na Espanha.