Jornal Correio Braziliense

Economia

Maior rede varejista do Brasil, Pão de Açúcar vai abrir 300 lojas entre 2010 e 2012

Investimento de R$ 5 bi

O Pão de Açúcar investirá R$ 5 bilhões de 2010 a 2012 para abrir cerca de 300 lojas. O valor é 70% maior que os R$ 2,9 bilhões aplicados no triênio anterior. Nesse intervalo, o maior varejista do país estima dobrar a fatia das vendas totais, atacado e varejo, para cerca de 20%. O investimento refere-se apenas à expansão orgânica do Pão de Açúcar e não inclui eventuais aquisições. Também não fazem parte do plano desembolsos no Ponto Frio e nas Casas Bahia. De acordo com o vice-presidente operacional do Pão de Açúcar, Enéas Pestana, o grupo aguardará o posicionamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a associação com as Casas Bahia, anunciada em dezembro, para definir investimentos no negócio.

;A associação com as Casas Bahia pode mudar o jogo. Depois do Cade, podemos decidir pela conversão de lojas Ponto Frio em Casas Bahia e vice-versa;, afirmou Pestana. O Pão de Açúcar encerrou dezembro com cerca de 850 supermercados, hipermercados, postos de combustíveis e drogarias. Em unidades, as 300 novas lojas, 100 previstas para 2010, representam uma expansão de 35%. Em área total de vendas, será uma adição média de 8% a 9% ao ano até 2012. Atenção especial será dada à Região Nordeste ; atualmente, a maior parte das lojas do grupo está nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Outra aposta será em postos de combustíveis e drogarias.

O número
FATIA Rede quer deter 20%
das vendas totais, atacado e varejo, no intervalo de três anos