Economia

FDIC e BoE assinam acordo sobre risco de quebra de instituições financeiras

Agência France-Presse
postado em 22/01/2010 14:20
WASHINGTON - Um dos reguladores bancários dos Estados Unidos, a FDIC, e o Banco da Inglaterra (BoE) anunciaram nesta sexta-feira (22/1) a assinatura de um acordo de cooperação sobre riscos de quebra de uma instituição financeira multinacional.

Esse acordo de princípios complementa outro de 1996, que foi emendado em 1998, assinado pelos três principais reguladores bancários norte-americanos (Federal Reserve, FDIC e OCC) e pela autoridade britânica de regulação do setor financeiro, a FSA.

O acordo prevê a troca de informações para preparar "as ferramentas de gestão de uma crise que atravessa fronteiras" e estabelecer, entre outros, os meios de coordenação e de divisão das tarefas.

A ausência de coordenação entre Estados Unidos e Reino Unido ficou evidente com a crise da AIG, em setembro de 2008, uma gigante dos seguros norte-americana que escapava da regulação bancária e cujas perdas se deviam, em grande parte, às atividades de risco de uma filial em Londres, a AIG Financial Products.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação