WASHINGTON - O Senado americano poderá votar na quinta (28) ou sexta-feira (29) a confirmação do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, para um segundo mandato à frente do banco central, informou o líder democrata Harry Reid nesta terça-feira, depois de conversar com o líder republicano.
O mandato de quatro anos do presidente do Fed termina no dia 31 de janeiro.
Segundo garantiram congressistas da Comissão Bancária do Senado em um comunicado no fim de semana, Bernanke, será mantido no cargo.
"Temos confiança de que o presidente (do Fed) Ben Bernanke será confirmado no Senado para um segundo mandato", anunciaram o democrata Cristopher Dodd, presidente da comissão, e o republicano Judd Gregg, membro da comissão,
"Bernanke fez um excelente trabalho para responder a uma das piores crises financeiras de nosso país", destacaram.
"Apoiamos sua nomeação, porque ele é o dirigente adequado para comandar o Federal Reserve nesta economia em plena recuperação", concluíram os senadores.
O mandato de quatro anos de Bernanke, que foi nomeado ainda no governo do ex-presidente George W. Bush, termina no dia 31 de janeiro.
Na sexta-feira, o presidente americano, Barack Obama, reiterou mais uma vez seu apoio a Bernanke, considerado um especialista em crises financeiras.
"O presidente (Obama) tem plena confiança no que o presidente Bernanke fez para impedir o colapso da economia", afirmou um porta-voz da Casa Branca.