postado em 28/01/2010 11:06
A indústria deu continuidade ao processo de recuperação ante a maior crise econômica dos últimos 80 anos. No quarto trimestre do ano passado, a produção e o emprego industrial cresceram de forma mais disseminada, apontou sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI).[SAIBAMAIS]O indicador que mede a utilização do parque fabril avançou quatro pontos percentuais no último trimestre de 2009, entretanto encontra-se três pontos percentuais abaixo do nível apurado no último trimestre de 2007.
Em dezembro, as indústrias registratam produção abaixo do período, sendo que somente 21% das fábricas operaram acima do usual. No que diz respeito ao humor do empresário industrial, a CNI apurou que este encontra-se mais otimista do que nos trimestres anteriores verificados pela sondagem, refletindo uma maior disposição para dar continuidade aos processos de investimentos estacionados pela indústria em 2009.
O indicador de evolução da produção aumentou de 56,6 pontos para 58,1 pontos no quarto trimestre de 2009. "Note-se, contudo, que o índice encontra-se 0,9 ponto abaixo do apurado no quarto trimestre de 2007, ou seja, um ano antes da implosão da crise", diz o relatório da CNI.
Neste mesmo aspecto se comportou o emprego industrial, que também cresceu no quarto trimestre de 2009. O indicador atingiu 53,9 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos. Em nota, a CNI diz que o aumento na comparação com o trimestre anterior reflete a maior disseminação do crescimento, mas comparativamente ao quarto trimestre de 2007, o indicador recuou um ponto.