Economia

Venezuela enviará técnicos para conhecer sistema interligado de energia do Brasil

postado em 29/01/2010 16:31
Os especialistas escalados pelo Ministério de Minas e Energia para ir à Venezuela, a fim de dar ajuda técnica para solucionar os problemas de energia do país vizinho, já retornaram ao Brasil. Segundo o MME, o governo venezuelano deverá enviar, em breve, técnicos ao Brasil, para conhecer o sistema interligado brasileiro.

Os técnicos foram à Venezuela a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a uma solicitação do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Durante a visita, os venezuelanos apresentaram a situação da crise energética em que se encontra o país e justificaram o racionamento da energia fornecida pela Venezuela ao estado de Roraima.

Praticamente 100% da energia elétrica de Roraima tem como origem a Venezuela. Com o racionamento, 20% ; ou 20 Megawatts (MW) ; dos 100 MW consumidos pelo estado foram cortados. Mas essa carência foi suprida com a utilização da energia produzida pela termelétrica de Floresta, situada em Boa Vista.

O ministério informou que a termelétrica de Floresta tem capacidade para produzir 47 MW, mas, por enquanto, não tem necessidade de operar acima de 16 MW. A experiência brasileira de utilizar termelétricas em situações emergenciais também foi pauta da reunião entre os técnicos dos dois países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação