postado em 30/01/2010 10:27
A montadora japonesa Honda Motor anunciou um recall em 646 mil veículos dos modelos Fit e City no mundo por causa de um interruptor que apresenta defeito ao acionar o vidro elétrico. Dispositivos das janelas podem sofrer superaquecimento se expostos a líquidos. A decisão pelo recall ocorreu depois que uma criança morreu quando o carro em que estava pegou fogo. A revisão do componente inclui 141 mil carros nos Estados Unidos e modelos produzidos no Brasil, Japão, China, Tailândia, Malásia e Índia. Na América Latina há 229 mil modelos com o problema.
A Honda informou que o recall foi convocado para substituição de um componente que pode fazer com que água entre no acionador do vidro elétrico, causando fumaça, derretimento e até fogo. Houve três casos relatados de incêndio provocado pelo problema, dois nos Estados Unidos e um na África do Sul, informou um porta-voz da empresa. Entre os veículos incluídos no recall, 171,3 mil estão localizados no Reino Unido, onde o Fit é conhecido como Jazz.
A Honda divulgou que vai "inspecionar e modificar os interruptores de vidro elétrico da porta do motorista que podem, em alguns casos, entrar em curto como resultado de infiltração de água". Vanilla Nurse, criança vítima do problema, morreu aos dois anos na Cidade do Cabo, África do Sul, em setembro, quando o carro em que dormia pegou fogo.