TÓQUIO, 2 fevereiro 2010 (AFP) - A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira ter identificado na América Latina, África e Oriente Médio um total de 180.000 veículos equipados com o mesmo acelerador que apresentou problemas na América do Norte e Europa.
Pouco depois de negar um possível recall, a empresa anunciou que os veículos serão submetidos a consertos.
"Os distribuidores da Toyota ainda estão refletindo sobre a maneira de enfrentar o problema", declarou à AFP mais cedo uma porta-voz do grupo.
A porta-voz chegou a afirmar nenhuma decisão havia sido adotada sobre um recall, em consequência das características climáticas das regiões.
O problema - o bloqueio do pedal do acelerador quando este é pressionado a fundo - só aparece quando a diferença de temperatura entre o exterior e o interior do veículo cria uma condensação dentro da cabine.
Nos Estados Unidos e na Europa, o inverno é muito rigoroso e o interior do veículo é quente, o que gera condensação.
No final da semana, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas a seus clientes depois do recall de milhões de veículos que deixou em xeque a reputação de confiável da montadora japonesa.
"Sentimos muitíssimo por termos provocado essa desagradável situação aos clientes", declarou Akio Toyoda, entrevistado pela televisão japonesa NHK.
"Atualmente estamos examinando a situação e nos preparamos para dar uma explicação para acalmar as inquietações de nossos clientes o quanto antes", acrescentou o presidente do grupo japonês, que se manifestou pela primeira vez depois do anúncio de recall nos Estados Unidos no dia 21 de janeiro.