A Fundação Cesgranrio, organizadora do último concurso do Banco Central (BC), decidiu anular as questões 1, 2, 4 e 5 da prova de conhecimentos gerais/língua portuguesa, para o cargo de analista (todas as áreas), e as questões 9 do exame de língua portuguesa e 36 do de raciocínio lógico quantitativo, para o cargo de técnico (todas as áreas). Conforme a entidade, as perguntas já haviam sido aplicadas em outras seleções públicas.
Em um breve comunicado oficial, a Cesgranrio informou que ;apurou que a responsabilidade coube a membros das bancas elaboradoras e está tomando as medidas cabíveis;. Ao Correio, a responsável pela organização descartou cancelar o concurso. Já o BC, também em nota, reforçou que o plágio ;está sendo analisado pela área técnica e jurídica do Banco Central e com a contratada;. ;O Banco Central não teve nem poderia ter qualquer participação na elaboração das questões, de integral responsabilidade da Cesgranrio. Nossa expectativa é que o ocorrido não comprometa o certame;, justificou a autoridade monetária.
As provas do BC foram aplicadas no domingo passado em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. Ao todo, 500 oportunidades estão em disputa. De acordo com o balanço final de inscritos, 244.401 pessoas concorrem a uma vaga. Os salários oferecidos são atraentes: a partir de julho R$ 4.917,28 e R$ 12.960,77, dependendo do cargo. Ainda em fevereiro deverá ser divulgado um edital com o novo gabarito das provas. A data de divulgação do resultado das provas foi mantido e será feito em 16 de março.
O reforço nos quadros do BC ocorre depois de cerca de quatro anos sem contratações. O órgão, assim como tantos outros do Poder Executivo, sofre com o envelhecimento e a evasão de servidores. Sindicatos que representam os funcionários do banco estimam que aproximadamente 2 mil servidores estarão aptos a se aposentar até 2012. A renovação do efetivo do BC é uma das prioridades assumidas pelo governo federal desde o segundo semestre do ano passado, quando as regras do concurso e a quantidade de vagas a serem oferecidas foram definidas.
AS QUESTÕES ANULADAS
Para o cargo de analista, foram quatro
Para o cargo de técnico, foram duas