Economia

IBGE vai contratar 192 mil para censo

postado em 06/02/2010 11:02
Para realizar o maior censo demográfico da história do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abrirá 191.972 vagas temporárias. O edital, publicado ontem no Diário Oficial da União, estabelece que os candidatos precisam ter pelo menos o ensino fundamental (1; grau). As inscrições ocorrerão entre 26 de fevereiro e 19 de março, sendo que pela internet o prazo será até 4 de abril. Os aprovados serão distribuídos por todo o país. A organizadora do concurso é a Fundação Cesgranrio.

A previsão do IBGE é de que o trabalho dure até cinco meses. Os novos contratados não terão salário fixo. A remuneração, baseada na produtividade, levará em conta a quantidade de domicílios visitados pelo recenseador. Os profissionais terão direito a 13; salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção, conforme informou o órgão.

As provas estão previstas para serem aplicadas em 30 de maio. Os exames vão acontecer em todo o país ; os locais de prova serão divulgados em 18 de maio. Os exames terão 50 questões objetivas: língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos gerais (10) e conhecimentos técnicos. Os classificados serão submetidos a um treinamento.

O Censo reunirá dados sobre a população. Os recenseadores vão colher informações e farão entrevistas para delimitar o perfil do brasileiro e as características de seus domicílios. O projeto começou a ser preparado em 2007. O início da coleta está programado para 1; de agosto de 2010 e a divulgação preliminar dos resultados será feita em dezembro. Os números que envolvem o censo são grandiosos: os pesquisadores atuarão em todos os 5.565 municípios e visitarão 58 milhões de domicílios. Os pesquisadores farão a coleta utilizando computadores de mão equipados com receptores de GPS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação