Economia

Consumidor deve ter mais atenção com atrasos de voo no carnaval

postado em 10/02/2010 19:09
Com a aproximação do carnaval, os foliões que vão deixar a cidade precisam estar atentos na hora de viajar. Em épocas de grande movimentação de passageiros nas rodoviárias, aeroportos e hoteis, é comum haver atrasos nos horários de partida, desvio de bagagens, furtos e roubos. Desta forma, algumas dicas e orientações são úteis para que os dias de festa não se tornem um %u201CPesadelo%u201D. No caso de voos, por exemplo, o atraso gera o direito à indenização, já que foi firmado um contrato de transporte com data e horários certos para se iniciar e para terminar. %u201CÉ um contrato firmado, então qualquer alteração dá direito à indenização por danos materiais e por danos morais%u201D, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, José Geraldo Tardin. %u201CNesses casos, para comprovar o atraso, o consumidor deve comprar produtos no próprio aeroporto ou rodoviária para que fique registrado o horário da compra no cupom. Isso também serve de prova%u201D, diz. Tardin ainda orienta que além do direito a indenização, é importante que o consumidor exerça sua cidadania através de reclamação formal no PROCON e na ANAC, que pode ser feita pessoalmente ou por telefone. %u201CA reclamação é um direito e um dever do cidadão. Deve ser feita sempre%u201D. Com o objetivo de orientar o consumidor no planejamento das viagens, o Ibedec lançou, em dezembro, a Cartilha do Consumidor %u2013 Edição Especial Turismo. %u201CÉ mais uma arma para as pessoas. Seja em viagens de carro, ônibus ou avião, o consumidor vai saber quais são os seus direitos e deveres e como exercê-los%u201D, completa Tardin.

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